Chaves é uma cidade raiana portuguesa, que pertence à região do Norte e ao distrito de Vila Real. Chaves é o lugar ideal para uma escapadinha de fim de semana. Considerando distâncias em Portugal, Chaves fica a 440 quilómetros de carro de Lisboa e cerca de 150 quilómetros do Porto.
Pode visitar Chaves durante todos os dias do ano, no entanto, recomendamos que visite nos meses de primavera ou verão para apanhar os dias mais longos e mais quentes. Os invernos em Chaves costumam ser muito chuvosos e muito frios, tornando a visita mais desagradável (mas não menos bonita).
Rua Direita
O nosso passeio iniciou na Rua Direita. A Rua Direita é uma rua muito conhecida por ser animada e cheia de lojas. Nesta rua, é possível observar as casas tradicionais, com varandas com traços medievais. Antigamente, Chaves era rodeada de muralhas e por isso, para aproveitar o espaço ao máximo, as varandas foram construídas para aumentar as habitações. Esta rua prolonga-se desde o Castelo de Chaves até ao Largo do Arrabalde.
Praça de Camões
Depois da Rua Direita, chegamos à Praça de Camões. Nesta praça, podemos visitar vários edifícios famosos de Chaves como a Igreja Matriz de Santa Maior, Igreja da Misericórdia, Paços do Concelho e Museu da Região Flaviense.
Castelo de Chaves e Torre de Menagem
Paragem obrigatória de visita a Chaves é o Castelo de Chaves. Neste local, o que realmente se destaca é a Torre de Menagem com estilo gótico, de planta quadrangular e com uma altura de 28 metros. Hoje em dia, esta torre é usada como Museu Militar, onde para visitar e subir à Torre é necessário pagar (1€). Para além da Torre, pode ainda aproveitar o jardim que existe à volta e contemplar a vista.
Forte de São Francisco
Castelo visitado, foi hora de seguir para o Forte de São Francisco. Este Forte foi construído durante a Guerra da Restauração e desde 1938 é classificado como Monumento Nacional. O acesso principal é feito pelo portão no lado sul, no entanto, este Forte é agora o Forte de São Francisco Hotel Chaves onde pode reservar e ficar por vários dias.
Zona Ribeirinha
Na Zona Ribeirinha, encontra-se o Jardim do Tabolado, ótimo para descansar e fazer percursos pedestres. Situa-se no centro da cidade e ao lado do Rio Tâmega. Nesta zona ainda é possível atravessar o Rio Tâmega saltando entre as poldras de Chaves. Apesar do rio ser de baixa profundidade, aconselhamos sempre a ter cuidado.
Ponte do Trajano
Continuando o passeio pela margem do Rio, podemos encontrar a Ponte Romana de Chaves. Esta ponte foi construída em granito entre o final do século I e o início do II, no período romano para ligar Braga a Astorga. A ponte foi inicialmente formada com dezoito arcos, no entanto, com as obras de 1930, só se consegue ver doze. Em 2008, esta ponte passou a ser uma ponte pedonal. Atualmente, ainda se consegue ler as inscrições latinas nas duas colunas.
Termas de Chaves
Para concluir o passeio por Chaves, recomendamos uma paragem nas Termas de Chaves. Aqui encontra fontes naturais de água quente, a uma temperatura de 76 °C (fresquinha). Estas águas são famosas devido às suas propriedades especiais indicadas para tratamento de doenças, do aparelho digestivo e respiratórias. Apesar dos 76 °C, sugerimos que se dirija à buvette (ao lado das termas), onde lhe oferecem um copo da água, a temperaturas mais amenas e igualmente saudáveis!
Visitar Chaves foi sem dúvida uma agradável surpresa, onde tencionamos voltar um dia para aproveitar ao máximo o que ela tem para oferecer. Esperemos que este artigo vos tenha ajudado e que gostem de Chaves tanto ou mais do que nós.