Situada no centro da Europa, a Suíça faz fronteira com a Alemanha, França e Itália. Conhecida pelo seu chocolate, fondue de queijo, pela neve e pelas suas incríveis paisagens de montanha, a Suíça é o local ideal para visitar em qualquer altura do ano. Podemos encontrar um clima com verões amenos e invernos muito rigorosos, variando conforme a região do país. Ainda assim, este é um dos destinos mais procurados durante o inverno devido à queda de neve e pelos famosos Alpes Suíços. No verão, a Suíça também apresenta uma beleza única devido às suas cores e paisagens. Ao longo deste artigo, enumeramos algumas cidades e locais imperdíveis a visitar.
1. Genebra
Genebra é a segunda cidade mais populosa da Suíça, ficando apenas atrás de Zurique. Para além de ser uma das cidades mais ricas do mundo, o custo de vida também é bastante elevado, por essa razão, prepare-se para gastar.
Conhecemos Genebra em apenas 1 dia, mas para ter uma visão melhor da cidade, recomendamos entre 2 a 3 dias.
Lago Léman
O nosso passeio por Genebra começou pelo Lago Léman. Este é considerado o maior lago da Europa Ocidental. O Lago formou-se há cerca de 15 mil anos, depois da última era glacial, estando 63 metros acima do nível do mar. Um passeio pelas margens deste lago é ideal para conhecer e apreciar a beleza de Genebra. Além disso, decidimos fazer um passeio de barco turístico para contemplar o Lago e os Alpes Suíços. O preço deste passeio, à data da nossa visita, foi cerca de 19 € e com uma duração de 50 minutos (preço e horário).
Jet d’Eau
No final do passeio de barco, observamos de perto o Jet d’Eau (jato de água). Sendo uma das maiores fontes de água do mundo. Esta fonte liberta 500 litros de água por segundo, a uma velocidade de 200 km/h, lançada a uma altura de 140 metros. Este jato de água é uma paragem obrigatória no seu roteiro por Genebra. Se continuar pelo paredão chega ao Farol do Lago de Genebra, onde consegue ter uma melhor visão do Jet d’Eau.
Jardin des Anglais: Horloge Fleurie
A seguir, conhecemos o Relógio Florido no Jardin des Anglais (Jardim Inglês). O Jardin des Anglais foi criado em 1854, sendo atualmente um dos jardins mais frequentados pelos turistas e moradores. Este é o local ideal para passear em família ou descansar. Neste jardim pode encontrar o Monument National (Monumento Nacional) no extremo noroeste do parque. Pode ainda encontrar o Relógio Florido (Horloge Fleurie). Este relógio é decorado por várias flores e plantas de cada estação, tornando-o extremamente colorido e atrativo, fazendo deste também um lugar obrigatório a visitar na cidade de Genebra.
Chaise Cassée
Para terminar o passeio por Genebra, fomos à Praça das Nações para visitar a Chaise Cassée (Cadeira Partida). Esta cadeira de madeira com 12 m de altura e cerca de 5,5 toneladas, foi criada para uma campanha contra as minas terrestres e as bombas coletivas, porém, a sua instalação temporária tornou-se uma das obras mais famosas do século XX.
Paul Vermeulen encomendou a cadeira com apenas três das suas pernas para aumentar o número de assinaturas das nações no Tratado de Ottawa sobre as minas terrestres. A pouca adesão dos países para assinar o Tratado levou à sua permanência até 2005. Depois, a cadeira foi removida para ser possível remodelar o Place des Nations e reinstalada no mesmo local em 2007. Esta reinstalação serviu para apoiar a assinatura de um Tratado Internacional sobre a proibição de munições cluster em 2008.
2. Valais
Valais é um dos 26 cantões da Suíça. Este cantão é conhecido devido às suas estações de esqui e aos seus cumes com vistas magníficas e com picos superiores a 4000 metros. Se possível, aproveite a sua estadia no Valais para ficar num dos alojamentos alpinos, como os típicos chalés de madeira. Valais é o destino ideal para realizar percursos pedestres ou para simplesmente degustar e saborear os vinhos, queijos e pães da região. O nosso principal objetivo da nossa visita ao Valais foi realizar um percurso pedestre e por isso, não tivemos tempo para visitar com mais pormenor outros locais.
Chamoson
No nosso primeiro dia fomos visitar Chamoson. Situada no distrito de Conthey, possui cerca de 3900 habitantes. Rodeada de montanhas, nesta comuna da Suíça, podemos observar casas típicas da zona e ainda visitar a Igreja de Saint Pierre de Clages.
Percurso Pedestre Valais
O segundo dia por Valais foi reservado para um percurso pedestre. Decidimos fazer este trilho em março de 2023, sendo possível encontrar neve ao longo de todo o percurso. O nosso trilho começou nas coordenadas: 46.204369, 7.177792 e terminou nas coordenadas: 46.212268, 7.166286, com uma distância de cerca de 3 km. Este trilho possui uma dificuldade técnica média a alta devido às suas subidas. A altitude mínima atingida é 1390 metros e a máxima 1730. Como já referimos, fomos numa altura de neve, por isso, aconselhamos levar roupa e calçado de caminhada próprio para a neve.
A meio da nossa caminhada, já na altitude máxima do trilho, decidimos descansar e parar para beber uma cerveja típica da região num pequeno café chamado Buvette de Loutze. Este café está aberto entre dezembro a outubro e pode aceder por estrada ou por um percurso pedestre.
Sem dúvida que este foi dos trilhos mais bonitos que fizemos, as vistas são de tirar o fôlego e a neve foi um belo extra neste percurso. Adoramos imenso esta zona da Suíça e temos a certeza que voltaremos para realizar mais percursos, para conhecer e ver o que a Suíça tem de melhor para oferecer.