Viseu é a cidade ideal para visitar e fazer uma escapadinha durante o fim de semana. Cidade-Jardim há mais de 80 anos devido aos seus parques e jardins cheios de flores e cor. Devido ao seu custo de vida, segurança, educação, cultura, desporto e ambiente, Viseu, foi considerada pela terceira vez a ”Melhor Cidade para Viver” em Portugal.
Existem várias festividades ao longo do ano, no entanto, temos que destacar a Feira de São Mateus, que se realiza entre início de agosto e fim de setembro. Esta Feira popular existe há cerca de 630 anos e pode usufruir da boa gastronomia, diversões e espetáculos para toda a família.
Viseu localiza-se a cerca de 1:30 horas (130 km) do Porto e a 3 horas (300 km) de Lisboa.
Roteiro dia 1
Serra do Caramulo
Partindo do Porto e para iniciar a nossa viagem, decidimos visitar a Serra do Caramulo. Esta Serra possui uma altitude de 1075 metros e está situada ente os distritos de Viseu e Aveiro.
A Serra do Caramulo é uma área montanhosa de origem granítica e xistosa, onde as urzes e a carqueja predominam a sua flora. Sem dúvida que esta Serra possui uma beleza incrível, com vistas magníficas e únicas.
Ainda não tivemos a oportunidade de fazer nenhum percurso pedestre nesta Serra, no entanto, existem diferentes trilhos possíveis de efetuar.
Caramulinho
Decidimos visitar o Caramulinho, o ponto mais alto da Serra com 1075 metros. Consideramos que o Caramulinho é sem dúvida uma paragem obrigatória a fazer na Serra do Caramulo, ainda que para conseguir observar as vistas, terá que subir quase cerca de 300 degraus.
Para além da Serra do Caramulo, neste sitio, ainda é possível contemplar vistas panorâmicas 360º sobre diversas Serras, como a Serra da Lousã, Serra do Açor e a Serra da Estrela.
Cabeço da Neve
Depois do Caramulinho, foi hora de visitar o Cabeço da Neve. Situado no lado oposto do Caramulinho, o Cabeço da Neve permite observar a Serra do Caramulo. Em dias ensolarados, ainda é possível observar a Serra da Estrela.
Viseu
Fim da Serra do Caramulo, foi hora de rumar até Viseu. Para começar o nosso roteiro, decidimos estacionar o carro no Campo da Feira de São Mateus e explorar a cidade a pé. No entanto, perto desta zona, pode apanhar o Funicular de Viseu que o leva até ao centro histórico da cidade.
Sé Catedral de Santa Maria
O primeiro ponto visitado em Viseu foi a Sé ou Catedral de Viseu, também conhecida por Igreja Paroquial de Santa Maria ou Igreja da Nossa Senhora da Assunção. Esta Sé começou a ser construída no século XII, no reino de D. Afonso Henriques, onde as obras se estenderam por longos anos, fazendo esta Sé possuir diferentes elementos e estilos de diversas épocas.
A Sé de Viseu está classificada como Monumento Nacional desde 1910. No seu interior podemos destacar a capela de estilo gótico e os claustros em azulejo renascentistas. Na lateral, é possível observar um corredor revestido de azulejos do século XVIII.
Museu Nacional Grão Vasco
Mesmo ao Lado da Sé de Viseu, existe o Museu de Grão Vasco. Este museu apresenta várias obras. A coleção principal é construida por pinturas da autoria de Vasco Fernandes (c. 1475 – 1542), o Grão Vasco. A maioria das obras existentes neste museu são provenientes da Catedral e das igrejas da região, exibindo uma diversa coleção (de pintura, escultura, ourivesaria e marfins) dos séculos XIX e XX.
A entrada no museu é gratuita aos domingos e feriados (até às 13 horas) e o bilhete normal tem o custo de 4 € (Preço e horário da entrada do Museu).
Igreja da Misericórdia
Ainda na zona da Sé de Viseu, pode visitar a Igreja da Misericórdia de Viseu ou Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Viseu. Esta Igreja começou a ser edificada em 1775, estando classificada como Monumento de Interesse Público desde 2015.
Este edifício possui uma fachada no estilo rococó, da segunda metade do século XVIII. Além disso, a fachada prolonga-se até às duas torres sineiras. Esta Igreja possui três retábulos de estilo Neoclássico, onde no trono do retábulo-mor está a figura da Nossa Senhora da Misericórdia.
Para entrar necessita de pagar cerca de 1,50 euros (Horário e precário).
Praça Dom Duarte
Continuando o passeio, foi hora de visitar a Praça Dom Duarte. O seu nome é devido ao Rei D. Duarte, que nasceu em Viseu, em 1931. Esta praça é umas das mais antigas e importantes da cidade. Nesta praça pode ainda encontrar a estátua do Rei D. Duarte, tendo sida construida em 1955.
Na nossa opinião, esta zona é umas das mais bonitas da cidade de Viseu e sem dúvida um local obrigatório a visitar. Além disso, pode ainda aproveitar para tomar um café ou beber um copo nas diferentes esplanadas que existem à volta.
Porta do Soar
Perto da Praça D. Duarte, fomos visitar a Porta do Soar, uma das sete portas das Muralhas de Viseu. A Porta do Soar, conhecida por Porta de São Francisco foi fundamental para a circulação para a cidade. É possível observar uma epígrafe do ano de construção do reinado de D. Afonso V e um brasão com as armas nacionais.
Jardim das Mães
Perto da Praça da República (Rossio), foi hora de visitar o Jardim das Mães. Este Jardim é rodeado de diversas árvores e flores, cheio de cores. Neste local, podemos observar a estátua simbólica do jardim. A escultura de bronze pertence ao artista José de Oliveira Ferreira, para homenagear a sua mãe. Na escultura pode-se observar uma criança a dormir no colo da sua mãe.
Praça da República (Rossio)
A seguir, fomos conhecer a Praça da República. Aqui, podemos encontrar vários pontos de interesse da cidade como o painel de azulejos criado em 1930, pelo pintor Joaquim Lopes. Podemos ainda observar a Câmara Municipal de Viseu e a Igreja dos Terceiros de S. Francisco. Esta zona é muito movimentada e muito popular.
Escadório da Igreja dos Terceiros de São Francisco
Após subir a escadaria, chegamos à Igreja dos Terceiros de São Francisco. No interior, a Igreja é dominado pela talha dourada, de estilo rococó. Ainda podemos observar nas paredes, azulejos que relatam a vida de São Francisco e um órgão do século XVIII.
Parque Aquilino Ribeiro
Mesmo atrás da Igreja dos Terceiros de São Francisco, encontra o Parque Aquilino Ribeiro ou o Parque da Cidade de Viseu, onde pode aproveitar para dar um passeio. O Parque é uma das várias zonas verdes de Viseu com diversas árvores e um lago para descansar.
Pode ainda encontrar uma homenagem ao escritor Aquilino Ribeiro na Rua Formosa (Frente ao Mercado Municipal).
Depois do parque, foi hora de descansar e recarregar energias para o dia seguinte. . .
Roteiro dia 2
Igreja da Ordem Terceira de Nª Sr.ª do Carmo
O nosso segundo dia pela cidade de Viseu começou no Largo de Santa Cristina, na Igreja da Ordem Terceira de Nª Srª. do Carmo, construída no final do século XVIII.
O seu interior é tipicamente barroco, onde a talha dourada domina, revestindo a capela-mor, os retábulos do corpo principal, os púlpitos e as janelas. A cúpula e a abóbada possuem pinturas do Pascoal José Parente, mostrando a Virgem com o Menino ao colo para ser coroada por anjos.
A seguir, decidimos conhecer mais o centro histórico de Viseu, deixando-nos perder pelas ruas da cidade.
Rua Direita
Se há rua que não pode perder, é a Rua Direita, sendo um local obrigatório a passar pelo centro histórico de Viseu. Pode ver os canteiros cheios de flores nas casas antigas e apreciar a arte urbana. Pode ainda encontrar diversas lojas, como ourivesarias, lojas de roupa e alguns cafés e pastelarias.
Rua Formosa
Para além da Rua Direita, uma das principais e mais bonitas ruas do centro de Viseu é a Rua Formosa. Tal como na Rua Direita, é possível encontrar diversas lojas e por vezes algumas feirinhas.
Parque do Fontelo
Deixando o centro histórico de Viseu, fomos visitar o Parque de Fontelo. Sem dúvida que esta é uma zona que oferece diversas atividades, sendo possível encontrar piscinas, campos de ténis, futebol, entre outros. Este parque é o local ideal para fazer caminhadas, um lanche em família e estar um tempo ao ar livre, rodeado da natureza.
Para além do espaço verde, pode ainda observar a arte urbana que existe ao longo do parque, com temáticas e críticas da atualidade. Pode também contemplar os inúmeros pavões que andam à solta pelo parque.
Monumento A Viriato
Para terminar a nossa visita por Viseu, fomos até ao Monumento A Viriato, uma estátua em bronze de homenagem a Viriato realizado pelo escultor espanhol Mariano Benlliure, em 1940. Esta possui cerca de 2,5 metros de altura e retrata Viriato em cima de uma pedra, rodeado por vários soldados lusitanos. Pode encontrar esta estátua perto do Largo da Feira de São Mateus.