Roteiro de 2 dias pelo Parque Natural do Alvão

Serra do Alvão, Vila Real

Situado a norte de Portugal, na Serra do Alvão, o Parque Natural do Alvão possui cerca de 7239 hectares e uma altitude máxima de 1333 metros. Este parque divide-se entre os concelhos de Vila Real e Mondim de Basto, onde se destaca o Rio Olo, muito conhecido devido às Fisgas de Ermelo.

No Parque Natural do Alvão ainda é possível encontrar uma grande diversidade de fauna e de flora. Nas zonas mais elevadas do Parque pode contemplar o coberto arbóreo com carvalhais e vários bosques e florestas. Nas zonas mais baixas, perto da linha de água, pode encontrar uma vegetação mais rasteira, como lameiros ou prados de lima.

Recomendamos visitar a Serra do Alvão na primavera ou outono, quando as temperaturas são mais amenas. Se pretende visitar a Serra no verão, tenha consciência que as temperaturas elevadas podem dificultar a realização de trilhos, porém, pode aproveitar para dar um mergulho nas praias fluviais. No inverno, o frio pode ser severo, no entanto, se tiver sorte, consegue encontrar neve nas zonas de maior altitude.

Roteiro Dia 1

Pena Aventura

A nossa viagem começou cheia de adrenalina no Pena Aventura Park. Este parque situa-se a 60 minutos de carro do Porto e 45 minutos de Braga, localizado na Ribeira da Pena, perto da saída da A7.

O Pena Aventura possui diversas atividades de aventura/natureza, desde percursos pedestres, escaladas, passeios de cavalo, paintball e slide (pode consultar todas atividades aqui). Das diversas opções e packs de aventuras do parque, optamos por um que incluía o Fantasticable + Alpine Coaster ou Percurso Aventura. O preço das atividades e dos Packs varia conforme a época do ano.


Lagoa do Alvão

Depois do dia no Pena Aventura, ainda tivemos tempo de conhecer a Lagoa do Alvão, também conhecida como Barragem da Falperra. Nesta zona pode encontrar um parque de lazer, com diversas árvores e sombra para realizar um piquenique com a família e amigos. Esta Lagoa também permite observar a fauna e a flora, por meio de passadiços que o ajudam a estar em contacto com a natureza.

Roteiro Dia 2

Castelo de Aguiar da Pena

Para começar o nosso dia, fomos visitar o Castelo de Aguiar, localizado na aldeia de Castelo, em Vila Pouca de Aguiar. Este Castelo é considerado Monumento Nacional desde 1982. Trata-se de um antigo Castelo roqueiro, de estilo românico, apoiado sobre um penedo granítico. Se subir até ao topo do Castelo, pode encontrar um miradouro que lhe fornece uma visão panorâmica sobre o Vale de Aguiar.

PR3- Trilho das Fisgas do Ermelo

Para finalizar o roteiro de 2 dias, foi altura de fazer o percurso pedestre ”PR3- Trilho das Fisgas do Ermelo”. Como o seu nome indica, este trilho possui paisagens únicas sobre as Fisgas de Ermelo. As Fisgas de Ermelo são um local obrigatório a visitar no Parque Natural do Alvão, sendo uma das maiores quedas de água de Portugal e da Europa, com 200 metros de altura, sob rochas quartzíticas com cerca de 480 milhões de anos.

O trilho PR3 é um percurso circular e por isso, inicia/termina na aldeia de Ermelo, perto da Igreja Paroquial. Este percurso tem dificuldade técnica moderada e tem aproximadamente 12 km de extensão. Contudo, nós tivemos que adaptar este percurso e só o realizamos até às Fisgas, o que deu cerca de 10 km de extensão. Para além das Fisgas de Ermelo, o percurso possui diversas paisagens naturais incríveis e de tirar o fôlego.

Dois dias não são suficientes para aproveitar tudo o que o Parque Natural do Alvão tem para oferecer e com certeza que vamos regressar a esta Serra.


Percurso Pedestre (Mapa)

Até ao Próximo Destino. . .

Avaliação

Beleza
Dificuldade Técnica

Mais Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Segue-nos em

2,300FãsCurtir
1,933SeguidoresSeguir

Artigos Recentes

Beleza: 0 pouco bonito; 5 muito bonito. Dificuldade Técnica: 0 muito fácil; 5 muito difícil.Roteiro de 2 dias pelo Parque Natural do Alvão