Serra de Sicó
O “P2- Nas Buracas Do Casmilo” é um trilho baseado na Rota do Guia QUERCUS-Percursos na Serra de Sicó. O Trilho das Buracas do Casmilo inicia e termina perto do parque de merendas, ao lado do Pavilhão Polidesportivo da aldeia do Casmilo. Existem 2 opções para a realização deste percurso, a versão mais curta, tem apenas 3,5 km e é ideal para quem vai com crianças. Já a opção mais longa, tem o dobro, com cerca de 6,5 km.
Acabamos por realizar o percurso mais longo, percorrendo no total cerca de 8,28 km, com uma duração de 2h. O trilho apresenta uma dificuldade técnica fácil, com altitude máxima atingida de 376 metros (ganho de elevação de 346 metros).
As Buracas do Casmilo situam-se no concelho de Condeixa-a-Nova, freguesia do Zambujal. “Esta formação geológica é o que resta de várias salas de uma gruta existente no interior do monte, resultando do abatimento da parte central de uma conduta que deixou a descoberto as suas partes laterais extremas” (fonte).
As buracas mais pequenas medem entre 2 a 3 metros de largura com 1 a 2 metros de profundidade. Já as maiores ultrapassam os 10 metros de diâmetro e 5 de profundidade.
As Buracas do Casmilo são procuradas para a prática de atividades ao ar livre, tais como, escalada, montanhismo, rapel, entre outras.
Sem dúvida que a melhor parte deste percurso são as Buracas do Casmilo, ainda assim este trilho é uma ótima forma de conhecer a Serra do Sicó. Este trilho apresenta belas paisagens e é uma bela maneira de fugir da cidade, aproveitando o fim de semana a fazer atividades ao ar livre e no meio da natureza. Aconselhamos a realização deste trilho, pois apesar da sua facilidade técnica, pode ainda conhecer mais sobre a área geológica das buracas.